Pão-Cuca de Banana, com fermento natural

Olá!

Esta sem dúvida é uma de minhas receitas preferidas e foi um sucesso! Dizem que a legítima cuca alemã é feita com fermentação natural, porém, existem muitas receitas que levam fermento químico e a massa fica parecida com um pão-de-ló com a farofa por cima.

Esta receita veio no manual da panificadora Britânia, e eu adaptei para uso com fermentação natural. Fiz algumas alterações também para deixar a massa mais úmida e mais saborosa.

Eu fiz de banana, mas pode-se também fazer a versão tradicional (sem frutas), ou com maçã, etc… use a sua imaginação… com certeza ficará deliciosa.

Esta receita rende uma cuca de aproximadamente 600g.

Cuca de Banana

A farofa e as bananas espalharam na superfície pois a forma era muito pequena

Pão Cuca de Banana

Ingredientes da massa

1 ovo (usei caipira)

180 ml de leite (usei integral)

2 colheres de sopa de manteiga

1/3 xícara de chá de açúcar demerara

1/2 colher de chá de sal

100 g de fermento natural refrescado (já alimentado)

2,5 – 3 xícaras de chá de farinha de trigo branca

1 colher de chá de baunilha (opcional)

1 pitada de noz moscada (opcional)

cascas cristalizadas de laranja

Ingredientes da farofa (cobertura)

2 colheres de sopa de margarina

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 pitada de canela

4 colheres de farinha de trigo

2 Bananas bem maduras

Modo de preparo

Na máquina de pão, adicione primeiramente o fermento natural e os demais ingredientes líquidos, deixando a farinha por último – não coloque tudo de uma só vez, guarde um pouquinho para ir acertando o ponto se for necessário. A farinha deve se adicionada aos poucos, até que se atinja a consistência quase de massa de pão… a quantidade pode variar devido ao tamanho do ovo. Pique as cascas de laranja cristalizadas e adicione na massa – eu usei apenas 3 lasquinhas e ficou bem saborosa.

Programe a máquina para o ciclo amassar, e inicie a sova; fique de olho até que se forme uma “bola”, se quiser usar batedeira planetária pode, com o batedor gancho de massas pesadas. Sove por volta de 10 a 20 minutos, até que a bola esteja com uma aparência homogênea. Não deixe a panificadora iniciar o aquecimento, desligue da tomada antes!!!

Se quiser fazer na mão, é só ir misturando os ingredientes e iniciar a sova. A massa com este fermento é mais grudenta mas depois de alguns minutos sovando, ela pára de grudar tanto. Sove por uns 10 a 15 minutos, com pequenas pausas entre as sovas.

Assim que a massa estiver homogênea, deixe a massa para crescer na cuba da panificadora ou em um recipiente coberto com um plástico. A fermentação levará em torno de 6 a 8 horas (se tiver calor pode levar menos) – o importante é que dobre de volume pelo menos.

Passado o tempo de fermentação, transfira a massa para um superfície com um pouco de farinha e abra a massa com as mãos. Vá enrolando e modelando como se fosse um pão – essa massa não é tão mole, deve ser possível de modelar.
Coloque a massa na assadeira e dê uma leve pressionada (achatada) para que seja possível colocar a farofa e as bananas. Se quiser, pode passar uma clara para ajudar a grudar a farofa (eu não utilizei).

Prepare a farofa misturando todos os ingredientes. Corte as bananas em tiras e espalhe por cima da cuca.
Coloque a farofa por cima e deixe descansar por mais 1,5 horas.

Cuca na forma

Cuca na forma de silicone, já com a farofa e as bananas

Aqueça o forno a 180°C e coloque a cuca para assar. Asse por volta de 30 minutos a 180°C. Se a forma for muito alta, melhor assar em temperatura mais baixa, ou ficar de olho no tempo. Eu usei a minha em uma forma de silicone, bem alta, e mesmo assim ela cresceu tanto que quase saiu da forma. Assei por 40 minutos a 160°C.

Olhe a minha cuca, ficou deliciosa!!!

1470359_715985295137777_8915361179332775670_n

Deixe um comentário